App acessando o seu banco, péssima idéia.

Me perguntam porque sou tão relutante em utilizar o acesso direto aos bancos para carregar as transações dos aplicativos financeiros. Na verdade não tenho nada contra, o nível de segurança atual garante que os dados não serão hackeados na maioria das vezes. Entretanto a classificação contábil realizada por este método deixa muito a desejar e compromete o maior objetivo de um app financeiro mobile, que é tomar decisões financeiras precisas para que você construa e atinja os seus objetivos de vida.

E não é papo de marketing, nada contra o marketing, veja o seguinte caso. Você compra uma bola de futebol. Em que linha das suas despesas você irá lançar esta compra ? Na linha Neto ou Filho, na linha Lazer ou na linha Saúde, por baixo, não sendo exaustivo. Note que o lançamento é uma escolha política e deve estar alinhado com o seu planejamento, que, no mínimo, nada tem a ver com o tipo de produto ou a loja que o vendeu.

Você vai fazer escolhas na vida baseadas nas informações contidas nesses lançamentos e se a qualidade é duvidosa, você pode vir a trilhar caminhos indesejáveis, tipo o mais básico: comprar mais sem poder. Sistemas de inteligência artificial tomam decisões baseadas em históricos humanos, na racionalidade de uma lógica estatística, mas jamais poderão fazer baseado em decisões políticas, a não ser que venham a te substituir.  Ai vem a alternativa de mitigação utilizada por esses apps, que consiste em lhe solicitar para fazer ajustes nos lançamentos feitos, com a esperança de que uma nova transação irá seguir a mesma lógica da transação reclassificada, o que não ocorre. E é muito irritante ter que fazer reclassificações. NÃO FUNCIONA. 

E tem mais. Aquela descrição que deixa claro o que você comprou, nem pensar, impossível. E o atraso dos lançamento , pois o cartão de crédito leva alguns dias para disponibilizar a transação com todos os detalhes. Sem contar na taxa de conversão da moeda. Consequência, seu app passa a ser uma ferramenta que não provê dados de qualidade em tempo real, ai você não consegue ter certeza do que pode decidir, pois seus dados nunca estão atualizados e qualificados quando você precisa.

A solução que damos no mobi Personal é aproveitar aquele tempo morto entre você teclar a senha na maquininha e o atendente emitir a nota fiscal, embalar o produto e lhe entregar. Leva pelo menos uns 15 segundos. O mobi Personal entra uma transação em menos de 15 segundos, inclusive as parceladas, como em cartão de crédito.

Pronto, seu app sempre atualizado, sem risco de hackers, transações claras e de qualidade. Bem, ai sim, você pode ter certeza de que está decidindo com precisão, o que um app de qualidade deveria lhe proporcionar.

Pense nisso e faça a escolha certa.

Posted in Uncategorized.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *